quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Sair do Armário"... e do Caminho, da Verdade e da Vida



Terei muito cuidado ao escrever este artigo.

Não quero parecer homofóbico ou qualquer outra coisa, apenas quero expressar minha surpresa diante da notícia que soube nesta última semana.

Sou um pastor, sou um cristão, e sei muito bem que Jesus nos deixou o exemplo de amar ao próximo, independente de suas falhas, faltas, escolhas ou erros. A Bíblia é muito clara com relação ao tema - homossexualismo - e não é meu objetivo aqui abordá-lo teologicamente.

Me chocou ler sobre um EXCELENTE compositor e cantor cristão que assumiu sua posição sexual em uma nota algum tempo atrás.

Falo sobre RAY BOLTZ.

Se quiser, pode ler no site Christianity Today a matéria a respeito: http://blog.christianitytoday.com/ctliveblog/archives/2008/09/ray_boltz_comes.html

Conheço a obra de Ray Boltz.

Sempre gostei de boa música, feita com qualidade musical, com letras inteligentes e baseadas nos princípios bíblicos.

E Ray Boltz, como poucos, apresentava-se com autoridade nesta área.

Suas composições possuem uma mensagem impactante, uma melodia que "cola" na gente com facilidade...

A maneira como o conheci foi interessante: ao ouvir uma música que gostava, procurava ver informações sobre ela, sua origem, etc... E notei que nos álbuns de Fernando Iglesias sempre havia lá versões de composições do Ray Boltz.

E logo concluí que se tratava de um talento!

Quando assisti aos clipes produzidos por ele fiquei ainda mais impressionado.

Watch the Lamb é um clássico - aquele vídeo que conta a história de um pai que leve seus dois filhos a Jerusalém, e um cordeiro para ser sacrificado no Templo, e acabam presenciando a morte de Cristo - o Cordeiro de Deus.

Você já deve ter ouvido ou cantado com Fernando Iglesias a música "Obrigado"... Uma versão muito bem feita de outro clássico de Ray Boltz - Thank You.

Quer uma dica: compre o DVD The Concert of a Lifetime (2002).

Eu importei o meu, e não me arrependo de ter investido meu dinheiro nessa compra.

Estou dizendo tudo isso, para que você tente entender minha frustração quando soube da notícia...

Imagino que o mesmo sentimento acompanha milhares de pessoas em todo mundo que conheceram sua obra.

Mas tenho esperança que algo maravilhoso ainda aconteça, e venha a ser um testemunho para o mundo o poder de Cristo em transformar vidas.

Ellen G. White escreveu certa vez:

"Há poder em Cristo Jesus para mudar TODA e qualquer tendência para o mal; quer seja herdada, quer seja adquirida..." (a fonte fico te devendo por enquanto).

Vou orar para que essa história não termine assim...

Como ele mesmo cantou em suas canções sobre milagres de Deus na vida de muitos, minha torcida é que ele próprio seja alvo do próximo milagre!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ellen White no Twitter


Amigos,

A cada dia que passa fico mais impressionado com o poder desta ferramenta chamada TWITTER.
Numa fração de segundos uma notícia corre o mundo; é compartilhada para as mais diferentes pessoas, e produz as mais diversas reações.

Alguns que hoje ainda insistem em ignorá-la, irão inevitavelmente no amanhã aderir a ela, com a sensação de que algumas coisas desses tempos modernos temos duas opções: aderir ou aderir.

O Twitter é assim.

E fico pensando nos grandes pensadores da História se vivessem em nossos dias, o que "twitariam"???

Resolvi dar voz a um deles, ou melhor, a uma: Ellen G. White - a escritora mais traduzida no mundo.

Iluminada e inspirada, ela deixou um precioso legado.

Acredito que se ela estivesse vivendo em nossos dias ( faleceu em 1915) estaria no Twitter, compartilhando seus pensamentos, conselhos e orientações.

Quer conhecê-la melhor?

Já admira e gostaria de ler o que ela twitaria?

Siga-a no Twitter: @EllenWhiteWords

Nestes dias onde tantos falam tanto, e ouvimos tanta bobagem, uma palavra inspirada faz toda diferença!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Há consolo no luto?


Ao abraçá-la, senti seu corpo magro. Notei que seus olhos baços me contemplavam sem entusiasmo. Na primeira palavra, percebi a voz quebrada de uma mulher sofrida. Eu imaginava, mas não alcançava a angústia que minha amiga atravessava. Ela experimentava a hora mais dolorida e mais terrível da existência: a hora do luto.

A morte é sorrateira, insidiosa, traiçoeira. Alguns, desenganados, recebem o bilhete fatal e dispõem de tempo para arrumar a casa antes da partida. Mas para minha amiga a guilhotina desceu sem aviso. A morte não respeitou sequer possíveis imaturidades de sua alma; serpenteou, deu o bote, feriu e carregou quem escolheu. O que dizer, diante de uma mãe que chora, de uma esposa que perdeu o chão e que não sabe mais se terá forças para achar um norte?

As respostas aparentemente confortadoras se esvaziam. “Deus tem um plano”; “Ele leva para si os bons”; “Chegou a hora”. Tais frases, funcionam como aspirina que alivia sem curar o problema. Em um esforço medonho de não parecer professoral, procurei oferecer-lhe outro modelo de como perceber os atos misteriosos de Deus. Mas logo notei que meu esforço era inútil. Minha amiga esperneava dentro da cerca teológica que fora educada. “Deus governa e como um dramaturgo celestial, conduz o desenrolar de nossas vidas. Deus não permite que nada aconteça sem que esteja previsto em seu roteiro”.

Silenciei, abraçado. Depois, voltei ao hotel e chorei. Por horas não consegui apagar o sofrimento daquela mãe. Além de ter que aprender a repetir a litania fúnebre do “nunca mais”, ela terá de brigar com o seu Deus. Que tristeza! Deitado, insone, escutei sua indignação lacerante: “Por que Deus é tão obscuro em seus planos? Por que, tão indiferente? Vou ter que esperar quanto tempo até entender seus motivos para levar (“levar” não passa de um pobre eufemismo para “matar”) um pai precioso, um amigo querido, um filho especial?”. Debulhei-me em lágrimas.

A morte baterá em outras portas e continuará a subtrair vidas. Não distinguirá justos de injustos. Traficantes viverão mais que mulheres bondosas. Pais enterrarão seus filhos, quando o certo deveria ser o contrário. Acidentes eliminarão de uma só tacada, jovens e idosos. Os amigos de Jó erraram nas conjecturas sobre o sofrimento universal. O justo Jó via-se arrasado por todo tipo de infortúnio, mas eles continuavam sem a menor idéia dos porquês. Não, não me arvoro a decifrar o enigma dos enigmas.

Contudo, prefiro a revelação bíblica de um Deus que não é um títere a puxar cordões de marionetes. Chamo-o de Emanuel: O Deus presente em nós. Jesus encarnou e viveu a sua humanidade até as últimas consequências. Semelhantes a ele, no espaço de nossa liberdade, também estamos cercados de perigos, e sempre à beira do derradeiro suspiro. Deus não arbitra quem morre e quem vive segundo critérios inacessíveis, mas se compromete a revelar seu amor quando o soluço da perda for asfixiante. Deus se mostra em cada abraço, em cada palavra de solidariedade e em cada gesto de lealdade. “A nossa dor dói em Deus”, disse Isaías. Sim, Deus é cheio de compaixão - Segundo as duas raízes de "com-paixão", Deus “sofre junto”.

Nada sei e nada posso especular sobre a morte, mas minha intuição avisa que reconhecer a companhia fiel de Deus traz mais conforto do que ficar questionando o porquê.

Ricardo Gondim

Extraído de: http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=65&sg=0&id=2348

domingo, 2 de maio de 2010

Seu Time do Coração... Sua Igreja do Coração


Penso que este é um momento apropriado para escrever sobre o tema.

De norte a sul do país, pelos estados e estádios milhares de pessoas acompanham com paixão e muita empolgação as "finais" dos campeonatos regionais, Copa do Brasil, Libertadores da América (e tá chegando já já o Brasileirão).

Como estou no Planeta Terra (e ainda mais no BRASIL - país do futebol) e não na lua ou outro lugar qualquer, acompanho as reações das torcidas, todo aparato da mídia nestes momentos de decisão.

Vemos torcedores que fazem verdadeiras loucuras pelo seu time:estão em todos os jogos, viajam seguindo o time em jogos fora, gastam sua economia - tudo em prol da paixão pelo seu time de coração...

Sou pastor (e também torcedor, confesso) e fiquei pensando nestes dias sobre tudo isso e imaginando como seriam nossas igrejas se seus membros vivessem e declarassem a mesma paixão que torcedores destes times demonstram.

Penso que nossas igrejas seriam mais vibrantes, seus membros mais atuantes, e consequentemente a mensagem seria muito mais conhecida pelas pessoas ao redor.

Veja, por exemplo, nos hinos dos Clubes que são cantados apaixonadamanente nos estádios pelos seus torcedores... Já reparou que suas letras são uma verdadeira declaração de amor, compromisso e total comprometimento???

Veja alguns exemplos para você entender o que quero dizer:

GRÊMIO:

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier

Mas o certo é que nós estaremos
Com o grêmio onde o grêmio estiver


Que fantástica demonstração de amor pelo time... "Até a pé nós iremos..."
Já pensou isso no dia-dia da Igreja?
Se você convida alguns membros para determinado trabalho missionário, logo ouvimos desculpas:
"O sol tá quente...É muito longe...Hoje não posso...De ônibus? Nem pensar...A pé? Piorou..."

Enquanto isso gremistas declaram que se preciso for, pelo time, fazem qualquer sacrifício!!!

CORINTHIANS

Salve o Corinthians
O campeão dos campeões
Eternamente dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians
De tradições e glórias mil
Tu és o orgulho dos desportistas do Brasil
Teu passado é uma bandeira
Teu presente é uma lição

Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão
Corinthians grande
Sempre altaneiro
És do Brasil o clube mais brasileiro



Nossa Igreja está "eternamente dentro dos nossos corações"???
Você conhece a história da sua Igreja?
O presente dela faz diferença em sua vida?

FLAMENGO

Uma vez Flamengo
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É o meu maior prazer
Vê-lo brilhar

Seja na terra
Seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer


Enquanto flamenguistas cantam de seu compromisso eterno com o clube, vemos milhares que ficam na igreja apenas poucos anos de sua vida, pra não dizer, meses...
Enquanto eles cantam do prazer de ver seu clube brilhando e vencendo, muitos membros não comemoram as vitórias espirituais da Igreja...Para eles é algo que não toca os corações... Tanto faz a Igreja vitoriosa ou derrotada. Onde está a paixão e o compromisso???

VASCO

Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o teu pendão


Cantar de coração...
Isso em algum momento lembra o louvor na sua igreja???
Cantamos "Sempre Alegre" como se estivéssemos numa cerimônia fúnebre...
Cantamos "Breve Jesus Voltará" e vivemos como quem não quer que esse dia chegue...

Poderia listar vários outros exemplos...

Como sou de Minas, quero terminar com os dois Clubes mineiros este post:

CRUZEIRO

Existe um grande clube na cidade,
Que mora dentro do meu coração.

E eu vivo cheio de vaidade,
Pois na realidade é um grande campeão.


Você propaga com a mesma paixão sua igreja para outras pessoas? Ou esconde sua identidade espiritual?
Esta igreja mora realmente "dentro do seu coração"???

ATLÉTICO MINEIRO

Nós somos
Do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias

Clube Atlético Mineiro
Galo Forte Vingador.
Vencer, vencer, vencer
Este é o nosso ideal
...


Você se envolve com "muita raça e amor" nos projetos, planos e programas da sua igreja?
Você "vibra com alegria nas vitórias" da sua igreja?
O seu ideal espiritual é "vencer, vencer, vencer"???

Uma pergunta final para você refletir:

Como seria sua igreja se cada um lá devotasse a ela a mesma paixão que torcedores dedicam aos seus clubes?

"Bem amigos da Rede Globo..." pensem nisto!!!