quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PACIÊNCIA

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?
O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você? Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?

Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?
Respire... Acalme-se...
O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia
vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

Texto de Arnaldo Jabor

O Músico Cristão e os Artistas Populares

O Músico Cristão Deve Participar de Shows Com Artistas Populares?

Ao longo de meu ministério, testemunhei, com pesar, jovens serem disciplinados por frequentarem shows seculares. O amor às baladas, por vezes, suplantava o amor ao Mestre. Agora, o que dizer, diante da notícia de que um dos mais populares cantores adventistas não apenas esteve presente, mas participou como convidado de uma apresentação do cantor Ed Motta?

A notícia, que aos desinformados poderia soar como um boato maldoso, foi dada pelo próprio Leonardo Gonçalves, conhecido cantor adventista. Leonardo conta como se deu o convite (por meio de sua assessoria). Além disso, ele relata a emoção de estar ao lado de Ed Motta, a quem confessou admirar demais por "sua musicalidade e sensibilidade", razão pela qual o músico lhe tem servido sempre como "uma grande referência vocal".

Junto com Leonardo Gonçalves, Renato Max, do Raiz Coral, esteve cantando no show de Ed Motta. A música apresentada pelo trio (Motta, Gonçalves e Max) foi Isn t she lovely, antigo hit de Stevie Wonder.

Claramente, a atitude do cantor poderia gerar algumas polêmicas. O voto batismal, que todo adventista presta ao se unir à igreja, não fala com clareza da abstinência de frequentar os chamados "ambientes mundanos"? Se a igreja se posicionou tantas vezes, segundo o seu manual, agindo para corrigir cristãos anônimos por seus erros de conduta, o que fará quando o caso envolve um membro que é extremamente popular?

Em meio às questões que começam a surgir no horizonte, haverá o clima efusivo de admiradores de Leonardo, que o defenderão – alguns de forma quase idolátrica. Afinal, a mídia cristã tem favorecido a formação de uma tietagem que "blinda" músicos e artistas do meio gospel. Nenhuma crítica feita a eles deixaria de ser injusta. Nenhuma ressalva poderia ser menos do que diabólica!

As pessoas se esquecem de que o mesmo Jesus que disse que não devemos julgar (Mt 7:1), também disse que conheceríamos as pessoas pelos seus frutos (v. 16). Seria insensato dizer que o evangelho nos proíbe de analisar criticamente as tendências, doutrinas e comportamentos alheios apenas devido à cláusula "não julgueis". Pense nas palavras duras que Paulo diz contra os falsos mestres (Gl 1:8-9) ou sua reprovação ao um antigo líder que se apostatou (2 Tm 4:10).

Nos fóruns em comunidades do Orkut, alguns defensores ardorosos de Leonardo compararam a atitude do cantor ao exemplo de Jesus, que comia com os pecadores (Lc 15:1-2). Vale lembrar, porém, que Jesus não se misturou aos pecadores em seus hábitos corrompidos, mas se associou a eles com o objetivo de salvá-los. Seria um caso completamente diferente se Leonardo Gonçalves, ao se apresentar em alguma igreja, tivesse contado com a presença de Ed Motta para ouvi-lo e receber uma oração.

Sei que muitos poderão discutir: a música cantada por Leonardo não possuía teor religioso? Este é um aspecto curioso de algumas canções pop, que trafegam por temas religiosos (na maioria dos casos, de forma bem ambígua ou genérica). É preciso diferenciar composições desse naipe daquilo que é, na forma e na letra, apropriadamente religioso. Compositores cristãos se valem de influências culturais, o que é inegável (afinal, ninguém é um ET para produzir cultura à parte do meio em que vive). Ainda assim, tais aspectos culturais são reciclados e moldados pela cultura do evangelho. Por isso, B.B. Beach, pastor adventista, fala que o culto é transcultural, ou seja, extrapola os limites da cultura e sublima seus aspectos contrários ao evangelho.

Além da matéria bíblica, os adventistas têm contado, ao longo da sua história, com os escritos inspirados de Ellen White, que desenvolveu aspectos tratados implicitamente pela Bíblia no que toca à adoração. Com tanta luz, parece estranho que hoje estejamos dispostos a "descer um nível" e nos condicionar a seguir padrões da música secular, regida por interesses comerciais e voltada geralmente à satisfação de paixões carnais. Infelizmente, a tendência de colaborar com artistas de música popular é perigosa e só crescerá em influência, caso nenhuma posição seja tomada por nossos líderes.

Autor: Douglas Reis
Fonte: Questão de Confiança

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DICAS PARA UM CULTO ACEITÁVEL AO SENHOR

Pegando carona em um vídeo que vi ( http://pollyannasampaio.blogspot.com/2010/02/o-que-nao-fazer-no-louvor.html) idealizado pela Pollyanna Sampaio quero compartilhar aqui algumas dicas para que não vejamos na igreja alguns erros e equívocos durante os cultos:

1º) Cuidado com sua postura ao participar do culto - infelizmente tem gente que não se lembra, ou finge não lembrar, que está em um lugar sagrado, destinado a adoração a Deus, e não em um corredor de shopping center.

2º) Escolha bem sua roupa - assim como não convém ir a praia de roupa social e sapato, precisamos lembrar que na Igreja o princípio é o mesmo - cada local pede uma roupa específica. E lembre-se: sua roupa não deve desviar a atenção dos adoradores.

3º) Cuidado com o vocabulário - gírias nem pensar... "expressões da moda" também não dá... Já ouvi cada coisa que tenho vergonha até de citar aqui.

4º) Escolha bem o repertório - se for convidado para cantar, procure saber o contexto (será no culto do sábado pela manhã ou no J.A. ?) A música por mais bonita que seja, se é cantada "fora do contexto" não atingirá seu objetivo, e o pior: pode "acabar" com o culto!!!

5º) Ao cantar passe a mensagem do cântico - Cantar "Sempre Alegre" com cara de velório, ou "Breve Jesus Voltará" no compasso de tartaruga, definitivamente não dá. Mas cuidado com os exageros. Lembre-se que a atenção de todos deve estar na mensagem da música e não no cantor.

6º) Evite piadas no púlpito - Fazer gracinha é para "stand up comedy". Querer ganhar a simpatia dos ouvintes contando piadas na introdução do sermão, ou em algum outro momento do culto, desonra a Deus, rebaixa a mensagem ao nível do "comum", e não contribui em nada para a espiritualidade dos ouvintes.

7º) Respeite o horário - e limite-se a executar SOMENTE a sua parte. Tem gente que vai dar um anúncio e pensa que pode fazer sermão ali, outros que antes de cantarem gastam mais tempo dando uma mensagem e estouram o tempo do culto destinado à sua participação. Depois, quem sofre é o pobre do pregador que fica com míseros minutos para apresentar o sermão do culto... Certa ocasião, ao me "passarem" a palavra para pregar num sábado pela manhã, o relógio já marcava 11:29 h. Levantei, li o texto e anunciei que o sermão seria pregado no dia seguinte, no culto de domingo!!!

8º) Procure conhecer o assunto que apresentará - Não tem nada pior que alguém tentar entrar num assunto que não domina. Acaba falando bobagem... Isso é menosprezar a inteligência dos ouvintes (que percebem rapidamente que a pessoa está "viajando na maionese"...rs)

9º) Seja humilde no trabalho para o Senhor - Infelizmente encontramos pessoas que insistem em pensar que estão em um palco e não em uma igreja. Querem todos os holofotes para si mesmas... Acho que nunca ouviram as palavras de João Batista: "Importa que Ele (Jesus) cresça e eu diminua..."

10º) Coloque-se no lugar os seus ouvintes - Pense da seguinte maneira: "Se eu estivesse sentado no banco da igreja, essa música/mensagem me ajudaria espiritualmente?" , "Me sentiria perto de Jesus cantando/pregando dessa maneira?" "Sairei do culto hoje mais perto de Jesus?"



É isso!!!
Ofereçamos ao Senhor um "culto racional"...
E lembremos sempre: a Ele toda honra, toda glória e todo louvor!!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

10 mandamentos do terno

Olá amigos...

Você sabe que este NÃO é um blog sobre moda. Mas como sou pastor e o terno é meu "uniforme" de trabalho, achei interessante compartilhar com vocês um artigo que li sobre o uso correto do terno e seus acessórios...

Aí estão os 10 MANDAMENTOS DO TERNO:

1. Não usarás terno de numeração maior do que a sua

2. Não usarás colarinhos que tenham mais de um dedo de folga do pescoço

3. Deixarás 1 centímetro da manga da camisa aparecendo por baixo do paletó

4. Deixarás sempre o último botão do paletó aberto

5. Deixarás a ponta da gravata de 1 a 2 centímetros de distância do cós da calça

6. Usarás a barra da calça apenas um dedo acima do salto do sapato

7. Não deixarás que as mangas do paletó cubram suas mãos

8. Não colocarás carteiras e celulares nos bolsos do terno, deformando a roupa

9. Não dirigirás usando paletó — ele ficará amassado

10. Atualizarás seu look com calças sem pregas e paletós de dois botões.

É isso!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Você é membro ou discípulo?

Membro - Discípulo
Espera pães e peixes - Vai pescar
Luta: crescer - Luta: reproduzir
Espera acontecer - Faz acontecer
Espera ser servido - Ousa servir
Gosta de afago pastoral - Gosta de treinamento pastoral
Entrega parte de seus rendimentos - Entrega a vida
Pode cair na rotina - Sai de 1 aventura espiritual p/ entrar noutra
Espera que lhe dêem uma tarefa - Busca tarefas
Murmura e reclama - Obedece, se sacrifica e nega a si mesmo.
É condicionado pelas circunstâncias - É condicionado pela própria decisão
Reclama que ninguém o visita - Tem seu próprio programa de visitas
Está disposto a somar - Está disposto a multiplicar
No século 21 estão transtornados pelo mundo - No século 1º transtornaram o mundo
É forte como soldado na trincheira - É forte como soldado invasor
Cuida das estacas de sua tenda - Amplia a área de sua tenda
Estabelece hábitos - Rompe moldes
Sonha e exige a igreja ideal - Entrega-se e esforça-se pela igreja real
Meta: ganhar o Céu - Meta: ganhar outros para o Céu
Maduro, se torna discípulo - Maduro: assume ministérios
Prega o evangelho - Faz discípulos para Jesus
Gosta de campanhas - Vive em campanhas
Espera um reavivamento - É parte do reavivamento
Espera que a vida lhe dê uma almofada - Está preparado para uma cruz
Palavra preferida: “Tomara!” - Expressão preferida: “Eis-me aqui!”
É valioso - É indispensável

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Assim fica difícil defender o Brasil!!!

O Brasileiro é assim:

1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. – Fala no celular enquanto dirige.

6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. – Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. – Viola a lei do silêncio.

9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. -Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
desculpas.

11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao
trabalho.

13. – Faz ” gato” de luz, de água e de tv a cabo.

14. -Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de
renda para pagar menos imposto.

16. -Muda a cor da pele para ingressar na universidade através
do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20.

18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.

21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são
pirata.

22. – Substituio catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. -Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como
clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.

27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que
recebe das empresas onde trabalha.

28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.

29. – Quando voltado exterior, nunca diz a verdade quando o
fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes
não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos…