quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DICAS PARA UM CULTO ACEITÁVEL AO SENHOR

Pegando carona em um vídeo que vi ( http://pollyannasampaio.blogspot.com/2010/02/o-que-nao-fazer-no-louvor.html) idealizado pela Pollyanna Sampaio quero compartilhar aqui algumas dicas para que não vejamos na igreja alguns erros e equívocos durante os cultos:

1º) Cuidado com sua postura ao participar do culto - infelizmente tem gente que não se lembra, ou finge não lembrar, que está em um lugar sagrado, destinado a adoração a Deus, e não em um corredor de shopping center.

2º) Escolha bem sua roupa - assim como não convém ir a praia de roupa social e sapato, precisamos lembrar que na Igreja o princípio é o mesmo - cada local pede uma roupa específica. E lembre-se: sua roupa não deve desviar a atenção dos adoradores.

3º) Cuidado com o vocabulário - gírias nem pensar... "expressões da moda" também não dá... Já ouvi cada coisa que tenho vergonha até de citar aqui.

4º) Escolha bem o repertório - se for convidado para cantar, procure saber o contexto (será no culto do sábado pela manhã ou no J.A. ?) A música por mais bonita que seja, se é cantada "fora do contexto" não atingirá seu objetivo, e o pior: pode "acabar" com o culto!!!

5º) Ao cantar passe a mensagem do cântico - Cantar "Sempre Alegre" com cara de velório, ou "Breve Jesus Voltará" no compasso de tartaruga, definitivamente não dá. Mas cuidado com os exageros. Lembre-se que a atenção de todos deve estar na mensagem da música e não no cantor.

6º) Evite piadas no púlpito - Fazer gracinha é para "stand up comedy". Querer ganhar a simpatia dos ouvintes contando piadas na introdução do sermão, ou em algum outro momento do culto, desonra a Deus, rebaixa a mensagem ao nível do "comum", e não contribui em nada para a espiritualidade dos ouvintes.

7º) Respeite o horário - e limite-se a executar SOMENTE a sua parte. Tem gente que vai dar um anúncio e pensa que pode fazer sermão ali, outros que antes de cantarem gastam mais tempo dando uma mensagem e estouram o tempo do culto destinado à sua participação. Depois, quem sofre é o pobre do pregador que fica com míseros minutos para apresentar o sermão do culto... Certa ocasião, ao me "passarem" a palavra para pregar num sábado pela manhã, o relógio já marcava 11:29 h. Levantei, li o texto e anunciei que o sermão seria pregado no dia seguinte, no culto de domingo!!!

8º) Procure conhecer o assunto que apresentará - Não tem nada pior que alguém tentar entrar num assunto que não domina. Acaba falando bobagem... Isso é menosprezar a inteligência dos ouvintes (que percebem rapidamente que a pessoa está "viajando na maionese"...rs)

9º) Seja humilde no trabalho para o Senhor - Infelizmente encontramos pessoas que insistem em pensar que estão em um palco e não em uma igreja. Querem todos os holofotes para si mesmas... Acho que nunca ouviram as palavras de João Batista: "Importa que Ele (Jesus) cresça e eu diminua..."

10º) Coloque-se no lugar os seus ouvintes - Pense da seguinte maneira: "Se eu estivesse sentado no banco da igreja, essa música/mensagem me ajudaria espiritualmente?" , "Me sentiria perto de Jesus cantando/pregando dessa maneira?" "Sairei do culto hoje mais perto de Jesus?"



É isso!!!
Ofereçamos ao Senhor um "culto racional"...
E lembremos sempre: a Ele toda honra, toda glória e todo louvor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário