quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Testemunhos" Modernos



Vivemos na era da exposição máxima.
Nunca se soube tanto, sobre tantos e em tão diversas circunstâncias: do campo profissional ao pessoal, tudo (ou quase tudo) está vagando sobre nós, nas "nuvens" da grande rede mundial.

Sabemos onde está aquele artista famoso, qual sua agenda, se perdeu seu vôo, se desistiu de sair de casa, etc...

Em tempos de Twitter, poucos caracteres são necessários para que o fato dê a volta no globo (ou na Globo, dependendo do grau de notoriedade).

E assim, famosos ficam ainda mais famosos e anônimos ganham cada vez mais seus "quinze minutos de fama".

Nessa avalanche ninguém está imune.

Com toda essa exposição, muitos cristãos, que antes ficavam restritos ao templos e eventos religiosos estão ganhando os palcos seculares e os aplausos humanos.

Se antes apenas se limitavam ao seu "mundo religioso" a moda agora são os holofotes de grandes casas de shows, nas principais cidades do país.

Mas qual o problema de se apresentar num ambiente desse?

Nenhum - pela estrutura oferecida com equipamento de primeiríssima qualidade, luz, etc, etc, etc... Nossa igreja já realizou eventos assim, aproveitando-se da estrutura do local e chegou a gravar alguns musicais fantásticos!!!

Na minha opinião, o problema começa quando o evento é 100% secular, como algum show de um grande cantor da MPB, e "nossos cantores" sobem ao palco junto com estes...

Por favor, não me venham falar que ele estava lá "testemunhando"...

Testemunhando o quê???

Quando procuro no dicionário TESTEMUNHAR, encontro o seguinte significado:

1) ATESTAR
2) CONFIRMAR
3) REVELAR
4) PRESENCIAR

Então, me ajudem a encontrar uma resposta:

1) O que eles "atestam", quando sobem aos palcos e cantam o repertório secular e não aquele condizente com sua fé???

2) O que eles "confirmam" quando recebem os aplausos da platéia?

3) O que eles "revelam" quando todo destaque é dado ao seu talento vocal, técnica, etc...?

4) O que eles "presenciam" em um ambiente assim???

Não estou aqui "ajuntando pedras" para execução de ninguém...

Este espaço é apenas para reflexão, até porque, quem sou eu, ou quem somos nós, para nos colocarmos na posição de juízes, donos da verdade...

Mas, por favor, me ajudem a entender esses tempos modernos (ou pós-modernos, como queira) onde qualquer coisa hoje é "testemunho", qualquer coisa hoje é "ministério"....

Sinceramente, eu não entendo!!!

Um comentário:

  1. Só há uma resposta, Pr. Rogério: conveniências ACIMA das convicções!

    Outro dia eu estava comentando com um amigo: que saudade eu tenho do tempo em que NÃO havia "ministério"! Que saudade eu tenho do tempo em que as pessoas cantavam na igreja sem EXIGIR NADA EM TROCA, sem condicionamentos!

    Só foi misturar dinheiro e ganhos pessoais no "de graça recebestes, de graça dai" que o trem desandou e a coisa tomou essa proporção de show, celebridade, autógrafo e todas essas baboseiras que se tornaram comuns e parece só incomodar aos tachados de retrógrados ou hipócritas!

    Ninguém aqui é santo e ninguém está imune a errar, mas questionar o que se vê ao redor é uma prática de quem pensa e não aceita ser levado pela maioria!

    ResponderExcluir