sábado, 3 de abril de 2010

Integridade e Cristianismo


Em ano de eleição sempre vem à tona um debate: Precisamos ter um representante político, das nossas igrejas? Já me peguei pensando inúmeras vezes sobre esse tema. Certa vez, ao ser apresentado a um candidato por um amigo pastor, ouvi a seguinte frase: “Este será o nosso José do Egito, o nosso Daniel na cova dos leões”.

A frase ecoou dentro de mim. Fiquei pensando na carreira política de José e Daniel. E, já na largada, percebi que ambos foram nomeados, não disputaram nenhuma eleição. Isso interromperia qualquer comparação. Mas resolvi analisar o porquê da nomeação. Claro, que acima de tudo, temos o plano de Deus; mas Daniel e José têm algumas semelhanças na trajetória em terra estranha.

José é vendido com o escravo. Trabalha como criado na casa de um general. É acusado injustamente pela esposa do mesmo de violência sexual, depois de frustrá-la após as inúmeras tentativas de tentar seduzi-lo. Jogado na cadeia, lá passou anos.

O mais estranho, porém, é encontrar na Bíblia que Deus estava com José. As coisas sempre davam errado, mas o autor bíblico escreve: “... O senhor era com José” “... por quanto o Senhor era com ele” (Gênesis 39:2 e 23). Depois de ser jogado na prisão e ficar esquecido por lá mesmo sendo inocente, ele foi chamado a interpretar o sonho do rei. Depois de interpretar o sonho, o rei o nomeia governador do Egito.

Daniel foi levado como escravo para Babilônia; ele e três amigos se recusaram comer da comida da mesa do rei. O cozinheiro chefe aceitou o desafio do jovem hebreu de servir alimentos saudáveis aos jovens. Como prova final desse desafio, Daniel e seus amigos se mostraram mais bem preparados fisicamente e intelectualmente que os demais. Durante o reinado babilônico ele foi conselheiro rela. Os persas então destruíram o reinado dos babilônicos; e, no reinado persa, ele foi nomeado o principal entre os príncipes e governadores.

Na Bíblia você pode conferir as duas histórias. José no livro do Gênesis e Daniel no livro que leva seu nome. A palavra integridade aparece no perfil desses dois jovens. Mas o que é ser integro? Integridade é diferente de honestidade. Quando dizemos que alguém é honesto sabemos que essa pessoa tem princípios e, quando eles são colocados à prova, ela se mantém firme.

Gosto de uma definição de integridade que diz assim: “Integridade é quando você é honesto e age de forma correta sem ninguém estar olhando”. Segundo Stephen Covey: “A integridade integra a honestidade, mas vai além”. E ele acrescenta que uma das formas mais importantes de demonstrar integridade é ser leal a quem não está presente.

Integridade então tem relação com as palavras que falamos e com as atitudes que temos. Isso significa que o discurso e a vida devem ser uma coisa só. Talvez esse venha ser o motivo que pregar para um parente, familiar, vizinho, colega de trabalho ou de escola venha ser tão difícil. As pessoas mais próximas sabem exatamente quando o discurso é diferente do exemplo.

Pensando assim cheguei à conclusão que ser íntegro é ser cristão. Pensei muito antes de escrever essa frase. Alguns podem dizer que me equivoquei. Mas já me explico. O íntegro e solidário, não prejudica as pessoas, tem bons princípios, é responsável, honesto, fiel e leal. Dessa forma ele ama seu próximo como a si mesmo. E ama a vida. E o íntegro ama a vida é mordomo fiel.

O Cristão ama ao próximo como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas. Jesus afirmou ser Ele o caminha a verdade e a vida. E afirmou ser Deus. Portanto, Deus é vida. Simples.

O mais interessante é que ao olhar dessa forma cheguei à conclusão de que a pessoa íntegra é na verdade transparente. As pessoas reconhecem essas virtudes.

Integridade significa estar integrado a princípios segundo Stephen Covey (2008). Outro grande autor Swindoll (1985) escreve que a pessoa Íntegra tem o espírito excelente, é fiel ao seu trabalho, tem pureza pessoal, um caminhar com Deus.

Um espírito excelente

É um patrimônio do cristão. Isso é reconhecido pelas pessoas e indica bom testemunho para com as pessoas. Lucas declara que isso é cair na simpatia do povo (Atos 2:47). E mesmo que a escolha por princípios venha custar a própria vida, como aconteceu com Estevão. Paulo em sua advertência ao jovem Timóteo também fala ao companheiro que é bom que o cristão tenha o bom testemunho dos de fora da igreja. O rei Dário o observava sabia da sua historia e, por esse motivo, Daniel foi nomeado por ter um espírito excelente.

É fiel ao seu trabalho

Daniel, além de ser escravo, tinha princípios. E esses ele se destacou no seu trabalho por que nunca havia agido de forma incorreta. Íntegro significa digno de confiança. Temos sido dignos de confiança?

Pureza Pessoal

Embora as pessoas conspirassem contra ele, Daniel se manteve firme sem se preocupar; ele sabia da fidelidade de Deus. Os príncipes seguiram Daniel a fim de buscar algo errado na vida dele, mas não encontraram.

Swindoll conta a história de um rapaz que foi a uma lanchonete e por engano o atendente lhe passou o dinheiro que seria depositado e estava em uma embalagem de sanduíche. O jovem chegou ao parque para fazer um piquenique com a namorada. Quando percebeu o erro retornou à lanchonete para devolver dinheiro. O gerente e os funcionários já estavam desesperados. Quando o viram ficaram muito felizes e chegaram à conclusão que deveriam ter uma foto de um casal tão honesto na parede da lanchonete. O rapaz não aceitou tirar a foto. O gerente continuava a insistir. Até que o rapaz cochichou em seu ouvido: “Essa moça não é minha esposa”. Que honestidade.

No filme o Gângster, o ator Russel Crowe faz um policial honesto capaz de devolver 1 milhão que achou. A certa altura no tribunal ele pede à ex-mulher que não o faça perder o filho por ser um policial honesto. Ela então responde: “Honesto. Só por que você não aceita suborno, você não consegue ser fiel ao seu filho e à sua esposa. Eu aceito você não trazer dinheiro sujo. Mas não aceito ser traída. E você se acha mais honesto que os outros”. Não adianta não ser puro pela metade...
Caminhar com Deus

Daniel ora três vezes ao dia. E, por isso, acabou sendo acusado. Mas, a proximidade com Deus não é um ponto fraco; justamente ao contrário, a força de Daniel estava na comunhão com Deus. O Salmista escreveu na canção: “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz” - (capitulo 55 verso 17). A vida coerente serve de bom testemunho por isso o rei tinha grande afeição por Daniel.

Em ano de eleição é necessário escolher pessoas íntegras e nem sempre colocar alguém da Igreja na “cova dos leões”; alguém que não tenha passado pelos quatro filtros acima pode na verdade destruir a sua vida espiritual.

Que Deus o oriente em suas escolhas! E que a escolha principal de sua vida possa ser pela integridade. Lembre-se: Ser íntegro é ser cristão.

Willian Lira Felício
Fontes:
COVEY, Stephen. Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes . São Paulo, 1989.
COVEY, Stephen. A Grandeza de Cada Dia. Rio de Janeiro, 2008.
SWINDOLL, Charles. Firme seus Valores, Venda Nova, 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário