quarta-feira, 7 de abril de 2010

Qual é a "sua" verdade?


Estava assistindo ao (excelente) programa de entrevistas de Marilia Gabriela, no GNT.
Gosto de programas inteligentes de entrevistas.
Gosto de analisar a maneira como entrevistadora e entrevistado(a) vêem a vida.

A entrevistada da vez era Joyce Pascowitch, jornalista, que está vivendo uma fase de superação, após uma luta contra o câncer de mama.

E durante boa parte da entrevista ela falava da maneira diferente de ver a vida, valorizar pequenas coisas (antes ignoradas), enfim, compartilhava sua experiência de vida.

Até que em um determinado momento, Marília Gabriela perguntou-lhe sobre sua opinião quanto à Verdade.

"Existe verdade absoluta?"

E citava uma outra entrevista na qual uma outra pessoa lhe "provou por A + B" que não havia verdade absoluta, que cada um tinha "a sua verdade"...

Prontamente, Joyce Pascowitch concordou com essa posição: Cada um tem a sua verdade.

Marília Gabriela, então, lhe pergunta sem rodeios:

Qual é a sua verdade?

Silêncio.

E meio sem saber o que dizer, ela confessou que não sabia a resposta para tal pergunta.

Fiquei pensando depois desta entrevista sobre esse tema, essa visão quanto à Verdade.

Vivemos no tempo pós-moderno. E esse tema é algo singular.

Na pré-modernidade, a verdade estava em Deus.

Na modernidade, a verdade estava com o homem.

E agora, nos tempos pós-modernos em que vivemos, parece não haver mais verdade (pelo menos absoluta).

Ela passou a ser um produto diversificado: cada um tem a sua. E se você está feliz com a "sua verdade", ótimo.

Joyce Pascowitch ao responder sobre isso, ou melhor, ao não responder sobre "sua verdade" me passou a imagem que nem sequer ela mesma sabia qual era a sua verdade, e que isso soava mais como um clichê da moda, uma resposta vazia: "cada um tem a sua verdade".

Quando leio a Bíblia encontro ali uma resposta clara e direto sobre o tema.
E se a pergunta ecoar: "O que é a verdade? Quem é a verdade?"
Simplesmente leio:

"Eu sou o Caminho, a VERDADE, e a Vida" (João 14:6)

Simples assim. Verdadeiramente assim!!!

Muitas vezes, nós temos a tendência de complicar o que é simples e claro.
Levantamos nossas teorias, fórmulas, estudos e teses em busca que alguma resposta.

O Mestre do Universo poderia formular a melhor teoria, elaborar a melhor das teses, fazer a melhor das defesas...

Em vez disso, Ele simplesmente declarou: "Eu Sou a Verdade..."

Se você me perguntar: "Qual é a sua verdade?" eu lhe responderia:

"Não me atrevo a ter a minha verdade. Prefiro simplesmente estar ao lado dAquele que já declarou SER a Verdade!"

Muito mais que uma certeza, isso é uma declaração de liberdade. Não tente me prender em teorias, teses, conceitos ou filosofias...

Prefiro viver a liberdade da Verdade.

"E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" (João 8:32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário