quinta-feira, 18 de março de 2010

O Fardo de um Deus Menor - Salmos 23.1


Davi está preocupado com o risco de você e eu cometermos um grande engano acerca de Deus. Sua pena mal tocou o papiro, e ele insiste conosco para evitarmos deuses de nossa própria fabricação.

Logo com as primeiras palavras deste salmo, Davi dispõe-se a livrar-nos do peso de uma divindade menor.

Alguns podem argumentar que ele não buscou fazer nada mais.
• Embora ele falará de pastos verdes, sua proposta não é descanso.
• Ele descreverá o vale da sombra da morte, mas o seu poema não é uma ode à morte.
• Ele contará da casa eterna de Deus, mas o seu tema não é o céu.

Por que Davi escreveu o Salmo 23?
Para edificar nossa confiança em Deus... para recordar-nos quem Ele é.

Neste salmo, Davi devota 105 palavras para explicar as duas primeiras: "O Senhor".
Na arena da bagagem desnecessária, o salmista começa com o mais pesado: o deus remodelado; o deus “fabricado” de acordo com nosso egoísmo.
Alguém que parece agradável, mas realiza pouco.

Deuses como:

O deus gênio da garrafa, que é conveniente, genial. Precisa de um lugar no estacionamento, uma data, um gol marcado ou perdido? Tudo o que você faz é esfregar a garrafa e puf – é seu. E, o que é ainda melhor, este deus volta para dentro da garrafa depois de realizar seu pedido.

Tem também o deus doce vovô. Tão coração-mole. Tão sábio. Tão bondoso. Porém muito, muito, muito velho. Vovôs são ótimos quando estão acordados, mas costumam dormitar involuntariamente quando se precisa deles.

E o deus pai ocupado? Parte na segunda e retorna no sábado. Um monte de viagens e reuniões de negócios. Contudo, ele aparecerá no sábado. Então ponha tudo em ordem e pareça espiritual. No domingo, seja você novamente, ele nunca saberá. Podemos chamá-lo também de “deus do sétimo dia, só do sétimo dia”

Já teve estas concepções de Deus?

Se já, você sabe os problemas que elas causam.
• Um pai ocupado não tem tempo para as suas perguntas.
• Um vovô bondoso é fraco demais para carregar as suas cargas.
• E se o seu deus é um gênio da garrafa, você é mais importante do que ele. Ele vem e vai ao seu comando.
Um deus que parece agradável, mas realiza pouco.

Davi diz mais ou menos assim:
"Você quer saber quem Deus é realmente?", pergunta ele.
"Então leia isto". E ele escreve o nome “Yahweh”.

"Yahweh é o meu pastor!"

Embora estranho para nós, o nome era rico para Davi.
Tão rico, na verdade, que Davi escolheu Yahweh acima de
• El Shaddai (Deus Todo-poderoso),
• El Elyon (Deus Altíssimo), e
• El Olam (Deus, o Eterno).

Estes e muitos outros títulos de Deus estavam à disposição de Davi. Não obstante, ao considerar todas as opções, ele escolheu Yahweh.

Por que Yahweh? Porque Yahweh é o nome de Deus.

Você pode me chamar de pregador, pastor, ou ministro do evangelho - estas são descrições exatas, mas não são nomes meus.

Posso chamar você de papai, mamãe, doutor ou estudante,irmão, irmã... e estes termos podem descrever você, mas não são o seu nome.

Se você quer chamar-me pelo nome, diga ROGÉRIO. Se eu quero chamar você pelo seu nome, eu o pronuncio Jomarson, Sirlei, Arnaldo, Luísa...

E se você quer chamar Deus pelo nome dEle, diga Yahweh.

Deus nos contou o seu nome. (Quanto Ele deve almejar estar perto de nós!)

Moisés foi o primeiro a aprender o nome de Deus - Sete séculos antes de Davi, o pastor de 80 anos estava cuidando das ovelhas, quando o arbusto começou a arder, e a sua vida, a mudar. Moisés recebeu ordens de voltar ao Egito e resgatar os hebreus escravizados. Ele apresentou mais desculpas que um garoto na hora de ir para a cama, porém Deus superou cada uma delas. Finalmente, Moisés indagou: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós'; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Então Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Êxodo 3.13,14).

Mais tarde Deus lembraria a Moisés:
"Eu sou Yahweh. Eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como El Shaddai; mas pelo meu nome Yahweh, não lhes fui perfeitamente conhecido" (Êxodo 6.2,3).

Os israelitas consideravam o nome sagrado demais para ser pronunciado por lábios humanos. Sempre que precisavam dizer Yahweh, substituíam-no pela palavra Adonai, que significa "Senhor".
Se o nome precisava ser escrito, os escribas tomavam um banho antes de escrevê-lo e destruíam a pena depois de o haverem escrito.

Deus nunca deu uma definição da palavra Yahweh, e Moisés nunca a pediu.

Muitos estudiosos gostariam que ele o tivesse feito, pois o estudo do nome tem suscitado certas discussões- algumas saudáveis; outras nem um pouco...

O nome EU SOU soa notavelmente próximo do verbo hebraico ser - havah. É possivelmente uma combinação da forma verbal presente (Eu sou) e do causativo (Eu causo o existir). Yahweh, então, parece significar "Eu sou" e "Eu causo". Deus é "Aquele que é" e "Aquele que causa".

Por que isto é importante? Porque precisamos de um Deus grande. E se Deus é "Aquele que é", Ele é um Deus imutável. Pense a respeito...
Você pode buscá-Lo agora mesmo, porque Ele não se apresenta como “Eu Fui” ou “Eu Serei”... Mas “Eu Sou”!!!
Você não precisa de um deus passado, e nem mesmo um deus futuro – você precisa do “Deus Presente”, do “Eu Sou”, porque neste exato momento sem Deus, o que seria da sua vida??? Sequer haveria futuro... Nós precisamos do “Eu Sou” neste exato instante da nossa existência!!!

Você conhece alguém que anda dizendo "Eu sou"?

Nem eu. Quando dizemos "Eu sou", sempre acrescentamos outra palavra. "Eu sou feliz, Eu sou triste, Eu sou forte, Eu sou bonito, Eu sou sonhador/otimista...”

Deus, no entanto, declara simplesmente "EU SOU" e não acrescenta nada mais.
"Tu és o que?” desejamos perguntar. "EU SOU", replica Ele.

Deus não precisa de nenhuma palavra descritiva, porque Ele nunca muda. Deus é o que é. Ele é o que sempre foi.

Sua imutabilidade motivou o salmista a declarar:
• "Mas tu és o mesmo" (Salmos 102.27).
• O escritor está dizendo: "Tu és Aquele que é. Tu nunca mudas". Yahweh é um Deus imutável.

Ele é também um Deus incausado.
• Embora Deus crie, Ele nunca foi criado.
• Embora faça, Ele nunca foi feito.
• Embora cause, Ele nunca foi causado.

Daí a proclamação do salmista: "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus" (Salmos 90.2).

Deus é Yahweh - um Deus imutável, um Deus incausado, e um Deus ingovernado.
Você e eu somos governados:
• O clima decreta o que vestimos.
• O terreno diz-nos como viajar.
• A gravidade dita a nossa velocidade, e a saúde determina o nosso vigor.
• Podemos desafiar estas forças e alterá-las levemente, mas nunca podemos removê-las.

Deus - nosso Pastor - não verifica o clima; Ele o faz.
Não afia a gravidade; Ele a criou.

Jesus afirmou, "Deus é Espírito" (João 4.24). Uma vez que Ele não tem limitações – do mesmo modo que Ele está na Austrália, está em São Paulo.

Para onde me irei do teu Espírito?", indagou Davi. "Para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também" . (Salmos 139.7,8).

Imutável. Incausado. Ingovernado.
Estas são apenas uma fração das qualidades de Deus.
Não precisamos deste tipo de pastor?
Não carecemos de um pastor imutável?

Pense um pouco: quantas coisas já mudaram em sua vida!!!
Você já teve mudanças suficientes em sua vida?
Relacionamentos mudam. A saúde muda. O tempo muda.

Contudo, o Yahweh que governou a noite passada é o mesmo Yahweh que a governa hoje:
• As mesmas convicções. O mesmo plano. O mesmo poder. O mesmo amor. Ele nunca muda.
• Você não pode alterar Deus.
• Você necessita de um pastor imutável? Então, repita como Davi: “O Senhor é meu pastor...”


Carecemos igualmente de um pastor incausado.

Ninguém soprou vida para dentro de Yahweh. Ninguém o gerou.
Ninguém o deu à luz. Ninguém o causou. Nenhum ato o fez nascer.

E, desde que nenhum ato o fez nascer, nenhum ato pode tirá-lo.

Ele teme um terremoto? Ele treme diante de um tornado? Jamais.
Yahweh dorme durante as tempestades e acalma o vento com uma palavra.

• Câncer não o preocupa, e cemitérios não o perturbam. Ele estava aqui antes que eles surgissem. Ele estará aqui depois que eles houverem passado.
• Ele é incausado. E Ele é ingovernado.
Conselheiros podem confortar você na tempestade, mas você precisa de um Deus que possa acalmar a tempestade.
• Amigos podem segurar-lhe a mão em seu leito de morte, mas você precisa de um Yahweh que venceu a sepultura.
• Filósofos podem debater o significado da vida, mas você precisa de um Senhor que possa declarar o sentido da vida.

• Você precisa de um Yahweh!!!

Você não tem de carregar a carga de um deus inferior... um deus sobre uma estante, um deus numa caixa, ou um deus numa garrafa.
Não.
• Você precisa de um Deus que possa colocar 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia, e 100 bilhões de galáxias no universo.
• Você precisa de um Deus que possa moldar dois punhados de carne em 75 a 100 milhões de células nervosas, cada uma com 10.000 conexões com outras células nervosas, colocar isto em um crânio, e chamá-lo de cérebro.

E você precisa de um Deus que, enquanto você está adormecido, possa vir na quietude da noite e tocar você com a ternura de uma brisa.

Você precisa de um Yahweh. E, de acordo com Davi, você tem um.
Ele é o seu pastor.

Eu gostaria que você neste momento declarasse com toda convicção quem é o Senhor em sua vida... Repita comigo:

“O Senhor é o meu Pastor...”

Portanto, não há motivo para sair por aí com o fardo que você sempre carregou... Deixe-o, aos pés do Senhor... E quando o inimigo insistir em colocar sobre você um novo fardo, apenas sussurre em seu coração:
“O Senhor é meu pastor...”

(Sermão que preguei na IASD Central/Belo Horizonte no dia 17/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário